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podcast na estratégia de marketing digital

 

O comportamento do consumidor está em constante mudança, e para que as empresas possam manter a sua competitividade no mercado é preciso que sejam adotadas estratégias que promovam uma maior conexão com o seu público. 

Para isso, diversas ações de comunicação podem ser abordadas, como a criação de podcasts que impactem o nicho de mercado do seu negócio. 

Se você possui dúvidas sobre como se comunicar com o seu nicho através de podcasts, continue lendo esse artigo! 

O que é um nicho de mercado? 

Se você deseja traçar uma estratégia de marketing digital com assertividade, o primeiro passo é descobrir qual o nicho do seu negócio. 

É comum que muitas pessoas confundam o significado de nicho e segmento, mas é preciso compreender a diferença entre os dois termos para que possam ser definidos melhores direcionamentos! 

Segmento de mercado 

O segmento de mercado é um grupo de consumidores que possuem características semelhantes, mas não são específicas, focando num público abrangente, inespecífico e genérico. 

Nicho 

O nicho de mercado se refere a parcela de pessoas que possuem dores e necessidades em comum, sendo caracterizado por preferências e interesses específicos dos consumidores. 

A definição do nicho de mercado permite que as ações e estratégias de marketing digital sejam desenvolvidas com melhores direcionamento e posicionamento, pois ele permite: 

  • Fidelizar o seu público; 
  • Definir uma comunicação clara; 

O que é um podcast? 

O podcast é um material desenvolvido em formato de áudio, estando disponível para que os ouvintes possam acessar e retornar quando quiser, podendo ser desenvolvido por qualquer pessoa ou empresa e disponível em diversas plataformas. 

Existem diversos formatos para a elaboração de um podcast e cada um possui objetivos específicos, sendo os mais comuns: 

1. Entrevistas 

Cada episódio possui um convidado diferente, explorando um assunto em específico.  

As principais vantagens desse formato são: 

  • Discutir e abranger diversas percepções sobre um assunto; 
  • Atingir não só o seu público, mas também o público da pessoa entrevistada; 
  • Estabelecer uma comunicação natural e fluida para o ouvinte. 

 

2. Painel 

Diferentemente do modelo de entrevista, o painel irá contar com a participação de mais de 1 convidado, o que possibilita: 

  • Explorar mais uma percepção sobre um mesmo tema; 
  • Estabelecer um diálogo mais dinâmico e enérgico com diferentes pessoas; 
  • Desenvolver uma maior conexão com o público, criando o clima de “roda de conversa”. 

 

4. Informativo 

Este formato possui o objetivo de transmitir alguma informação específica, semelhante aos antigos programas de rádio, sendo utilizado para comunicar informações, notícias e atualizações referentes ao público. 

 

5. Individual 

Possuindo um caráter de maior simplicidade, o formato individual exige um maior nível de conhecimento do interlocutor, que será responsável por desenvolver de maneira independente todo o material, permitindo: 

  • Editar o material de maneira simplificada; 
  • Seguir um roteiro com maior facilidade de gerenciamento; 
  • Evitar problemas de agendamentos com convidados; 
  • Desenvolver a marca pessoal do interlocutor. 

 

Por que investir em podcasts na estratégia de marketing digital? 

Cada vez mais as pessoas buscam agilidade e praticidade no formato de consumir conteúdos online, e o crescimento do mercado de áudio marketing tem refletido ainda mais essa tendência. 

Numa pesquisa realizada pelo Ibope, cerca de 50 milhões de pessoas já escutaram algum programa de podcast. 

Além disso, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Podcasters, cerca de 34 milhões de brasileiros são ouvintes de podcasts, o que corresponderia a 8% da população nacional. 

Dessa forma, a implementação do desenvolvimento de podcasts na estratégia de marketing digital do negócio é uma forte tendência, pois esse formato possui diversos benefícios, como: 

  • Possuir menor custo de produção; 
  • Gerar mais proximidade e conexão com o público; 
  • Fortalecer a identidade da marca; 
  • Influenciar hábitos e tendências de consumo; 
  • Possibilitar a divulgação de produtos e serviços durante os episódios; 
  • Ser um conteúdo de consumo fácil e acessível. 

 

Como falar com seu nicho através de podcast em 4 passos 

1. Conheça o seu nicho 

Antes de investir nesse tipo de conteúdo, é preciso entender ainda mais o seu nicho, respondendo a algumas perguntas: 

  • O seu nicho costuma consumir podcasts? 
  • Com que frequência? 
  • Através de quais plataformas? 
  • Qual o seu formato preferido? 
  • Que tipo de tema seria o mais interessante e atrativo? 

 

2. Realize o planejamento de um conteúdo rico 

Conteúdos ricos são materiais e temas explorados com maior profundidade, que possibilitam uma maior captação de potenciais clientes para o seu negócio. 

Ao elaborar o planejamento de um conteúdo rico, é preciso estar atento a alguns pontos essenciais para o sucesso da sua estratégia: 

  • Definição do melhor formato de podcast; 
  • Delimitar o principal objetivo do podcast, podendo seguir um caráter mais informativo, educacional, de entretenimento ou mesmo de venda do seu produto; 
  • Desenvolvimento de um roteiro detalhado e específico; 
  • Definição do tempo ideal para o podcast, evitando episódios muito longos e cansativos; 
  • Manter o tom de voz da sua marca durante todo o processo; 
  • Analisar os materiais que o seu nicho busca em concorrentes e desenvolver temas com base na pesquisa de interesse. 

 

3. Mantenha um cronograma de gravações 

Assim como seus posts nas redes sociais, os seus clientes irão desenvolver uma conexão com seus podcasts, e eles aguardarão pelos próximos episódios a serem lançados. 

Dessa forma, é essencial que você planeje um calendário de gravações e publicações dos podcasts, podendo se basear em alguns direcionamentos: 

  • Capacidade de gravações; 
  • Alinhamento com as estratégias de marketing digital em outras plataformas; 
  • Frequência ideal de lançamentos e preferências do seu público (como publicações semanais, quinzenais ou mensais); 
  • Planejamento e agendamento de participações de convidados especiais voltados para o mesmo nicho. 

 

4. Interaja com seu público através das redes sociais 

Além de inserir podcasts na estratégia de marketing digital do seu negócio e desenvolver materiais ricos e voltados para o seu nicho, é preciso manter a conexão com seu público através de outros canais para verificar a sua percepção sobre os temas e a forma de abordagem. 

Para isso, você poderá seguir algumas dicas, como: 

  • Realizar votações para gravações de temas; 
  • Questionar sobre quais convidados gostariam de ver nos podcasts; 
  • Verificar a satisfação com a abordagem de conteúdos e frequência; 
  • Convidar para que seus ouvintes possam compartilhar insigths e reflexões sobre o último tema abordado; 
  • Mostrar que o seu negócio possui um canal de comunicação aberto para que as pessoas interajam com os conteúdos. 

Quer saber ainda mais sobre conteúdos e estratégias de marketing digital para o seu negócio? Continue nos acompanhando através do nosso blog e das redes sociais! 

 

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