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Não é nenhuma novidade que, com a pandemia em virtude do Covid-19, o comportamento do consumidor mudou e, com isso, a decisão de compra do usuário também. Esse assunto é importante porque muitas vezes as empresas têm ótimas estratégias, no entanto, não conseguem finalizar a compra.

O isolamento social fez com que as pessoas precisassem ficar isoladas nas suas casas. Dessa maneira, houve um grande aumento das compras on-line em todo o mundo. Compreender isso é de extrema importância para você ter a certeza de que deve investir em diversas estratégias no universo on-line para conduzir o cliente pela jornada de compra.

Por isso, neste artigo, trouxemos algumas reflexões sobre o comportamento do usuário no momento da decisão de compra que podem ajudar a sua empresa agora e no pós-pandemia. Este conteúdo foi inspirado no relatório Decoding Decisions, do Google. Vamos entender mais sobre o comportamento no mercado on-line? Venha conosco!

Entenda que o comportamento do consumidor mudou

Há uma complexidade na decisão de compra, pois existem alguns critérios que variam de pessoa para a pessoa. Alguns gatilhos que funcionam para uns, não fazem sentido para outros. Isso acontece porque os usuários processam as informações e sentem influenciados por maneiras diferentes.

Entretanto, podemos notar que algumas coisas mudaram. Por exemplo, um dos critérios apontados na pesquisa é a comparação do termo “barato” e “melhor” nos mecanismos de busca. Em disparada, o “melhor” saiu na frente.

De acordo com o relatório: “‘barato’ é quantificável e racional, ‘melhor’ é mais subjetivo e emocional. O valor de ‘barato’ pode variar entre os indivíduos, mas ainda carrega um singular significado. ‘Melhor’, por outro lado, pode ter uma ampla gama de significados, sendo aplicável a valor, qualidade, desempenho, popularidade e muito mais”.

Veja quais são os dois modelos de decisão de compra

Existem dois modelos principais de decisão de compra:

  • exploração: uma atividade mais expansiva e reflexiva;
  • avaliação: atividade dedutiva e analítica.

Dessa forma, os usuários ficam circulando entre esses dois formatos de exploração e avaliação por diversas vezes, até que, finalmente, decidam pela compra de um produto ou serviço.

Saiba o que pode influenciar na decisão de compra

A pesquisa apontou alguns critérios importantes que influenciam diretamente na decisão de compra do usuário. Veja alguns insights:

  • nota-se que ele prefere descrições mais curtas das especificações-chave dos produtos;
  • quando realiza uma compra, quer receber o seu produto de forma imediata;
  • os comentários avaliativos e as indicações de outros usuários são muito persuasivos para o processo de compra;
  • o consumidor é muito convencido com uma fonte confiável ou um especialista no assunto que defende o produto ou serviço; 
  • quanto mais for reduzido o estoque de um produto, mais ele se torna desejável.

Por último, mas não menos importante, há o grande poder do gratuito: beneficiar o cliente com um presente é um excelente motivador de compra.

Confira porque o marketing é essencial para influenciar a decisão de compra

O marketing digital é o principal responsável por apresentar as informações necessárias para conduzir o cliente pela jornada de compra on-line. Portanto, saiba que apostar nessa ferramenta é essencial para atrair visitantes, transformá-los em leads e, posteriormente, torná-los clientes fidelizados do seu negócio.

Esse processo é amplo, complexo e exige muito conhecimento estratégico sobre o assunto. Confira algumas dicas interessantes para vender mais com a internet:

  • tenha uma boa presença de marca;
  • invista em gatilhos inteligentes para tornar as propostas mais atraentes;
  • diminua o período entre o gatilho e a compra;
  • trabalhe com equipes integradas e flexíveis, focadas no customer success.

 

Você gostou de aprender mais sobre como funciona a decisão de compra do usuário? Se sim, que tal receber uma ajuda para turbinar a presença on-line da sua marca? Solicite um orçamento agora mesmo!

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