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2020 foi um ano de muitas mudanças e o marketing precisou ir se modificando para conseguir acompanhar 

Marcado por inúmeros desafios e incertezas, 2020 foi também um ano de inovação para as empresas e principalmente para os profissionais do marketing. A pandemia de Covid-19 trouxe transformações que atingiram a forma de consumir e principalmente a forma de vender. As adaptações para este ano aceleraram muitas mudanças que estavam caminhando a passos lentos, como as equipes em home Office e o aumento da compra pela internet. E são essas mudanças que vão determinar o que será tendência em 2021 no mundo do marketing. 

É praticamente impossível fazer uma análise das tendências de marketing sem falar das infinitas transformações que o Coronavírus trouxe para o mundo. Em um ano que a internet virou nossa principal companhia, com toda a certeza ela será a protagonista do próximo ano, é por meio dela que pessoas e negócios irão se reinventar.   

Neste ano tivemos muitas perdas, sofremos vendo os números de casos aumentando e nos adaptamos ao distanciamento social, mas, por outro lado, vimos empresas se transformando para estar cada vez mais perto dos consumidores e assim se tornarem mais fortes para conseguir ultrapassar essa crise.  

Além de conseguir se manter durante a crise que a pandemia trouxe, é muito importante conhecer o que será tendência no marketing e projetar as estratégias. Isso vale para todas as áreas: advocacia, agronegócio, saúde, imobiliárias e outras. Entender quais ferramentas e a melhor forma de usá-las na estratégia é crucial para que seu negócio se destaque. Veja o que estará em alta no marketing no próximo ano. 

 

1.Vivências em tempo real 

 

Com as restrições de circulação e convívio, as pessoas sentiram maior necessidade de interação, de viver momentos com outras pessoas e estar em outros lugares. Foi então que as Lives cresceram muito em 2020. Essa forma de interação veio nas mais diversas formas: shows, aulas, palestras, entrevistas e outros. Esteve presente em vários canais: YouTube, Instagram, Facebook e uma plataforma que ganhou muita popularidade neste ano o Zoom. 

E para as pessoas que trabalham com marketing essa foi uma excelente estratégia para trazer o cliente para dentro da realidade da empresa. Além do entretenimento, as Lives trouxeram uma nova forma de lançar produtos e fazer campanhas. A partir das transmissões ao vivoas marcas podem mostrar um evento de uma nova forma e ter a resposta imediata do público a partir das interações 

Com os celulares cada vez mais modernos e com uma melhor velocidade de internet, esta tendência tem tudo para evoluir ainda mais, já que as pessoas irão ver tudo com alta qualidade, em tempo real de qualquer lugar.  

 

2. Inteligência artificial  

Utilizada principalmente no marketing digital, existem inúmeras formas desta tendência auxiliar e estar cada vez mais presente nas estratégias de marketing. Entre elas, a melhoria da qualificação dos leads, por exemplo. A atualização dos leads é feita de forma mais precisa, melhorando os prognósticos de novas vendas e economizando o tempo dos vendedores.  

Outra ferramenta de inteligência artificial que veio para ficar em 2021 é o Chatbot, são atendentes virtuais com o processo de machine learning, cada vez mais sofisticados que auxilia o visitante do site a tirar suas dúvidas, ele responde perguntas comuns e melhoram a qualidade de resposta, facilitando a relação da empresa com o consumidor. 

 

3. Melhor qualidade na produção de conteúdo 

Há anos o conteúdo é usado nas melhores estratégias de marketing, em diferentes formatos: blogs, vídeos, newsletters e outras infinitas possibilidades. Em 2021 ele continua em alta, mas agora ele estimula ainda mais a criatividade, para se destacar diante da infinita possibilidade de conteúdos disponíveis.  

O marketing de conteúdo não só segue as tendências, ele também dita o melhor estilo para ser usado nas estratégias. 

A palavra da vez é experiência então quanto mais envolvente o conteúdo for, melhor resultado ele trará, por isso é preciso muita criatividade para atrair novos públicos, proporcionar algo surpreendente e realizar os desejos de experiência.  

Um bom exemplo desta forma criativa de proporcionar experiências são os podcasts, eles podem ser colaborativos através de entrevistas com especialistas no assunto, ou podem dar uma visão mais personalizada do mundo corporativo de grandes empresas.  

Outra forma de conteúdo criativo que veio para ficar é o interativo, num ano que não nos permitiu estar juntos presencialmente, a interação é por meio das telas. Para as marcas, investir neste tipo de conteúdo torna a relação muito mais humana, mesmo que fisicamente distantes. Entre os exemplos de comunicação interativa estão os quizzes, infográficos e questionários, eles chamam a atenção e envolvem o usuário por um tempo.  

 

4. E-commerce e redes sociais juntos 

Ter um perfil nas redes sociais é uma forma já muito utilizada para comunicar e interagir com os consumidores. O que antes era somente comunicação se tornou uma forma de compartilhamento de opiniões e experiências sobre as marcas.  

As redes sociais deixaram de ser uma forma de comunicação, as pessoas buscam por notícias, tendências, formadores de opiniões e até mesmo realizar compras. Tanto Facebook, quanto Instagram tem a possibilidade de buscar por produtos que você deseja comprar direto pela rede social.  

Pode-se dizer que é uma união perfeita, pois os clientes conseguem descobrir outras marcas além das que já conhece, além de facilitar na hora de fazer as campanhas e lançar os produtos, permitindo uma comunicação muito mais integrada, interativa e atrativa para o consumidor.  

 

5. Novas plataformas  

Se tem algo que marcou a internet foi as danças e os desafios do TikTok, mas engana-se quem pensa que esta plataforma só serve para vídeos de entretenimento. Só no primeiro trimestre foram 2 bilhões de downloads, com a crescente desta rede social, ela com certeza entra nas principais tendências para 2021, vale muito a pena entender as métricas e pensar estratégias para também estar presente lá.  

Utilizar os influenciadores é uma estratégia já usada há algum tempo, e Tiktok permite uma nova forma de parceria com os criadores de conteúdo. Muitas marcas já se atentaram a esta tendência e estão usando o TikTok para divulgar seus produtos de forma bem criativa.  

Com a fama do TikTok o Instagram adicionou o Reels uma funcionalidade bem parecida com o aplicativo vizinho. Como ele entra como uma ferramenta de uma rede social muito bem consolidada é uma grande oportunidade para ficar atento já que tem uma base de usuário muito assídua e que gasta horas dentro do aplicativo.  

Outro ponto positivo é que estes vídeos não têm uma exigência de qualidade profissional e tem como função fazer as pessoas rirem, então  para usar e abusar de toda a criatividade, passando informação sem perder o toque de humor.  

O marketing está crescendo cada vez mais e num ano tão marcante quanto 2020, as marcas perceberam a importância de uma estratégia bem estruturada e campanhas bem pensadas. Para 2021 será necessário um vasto conhecimento das ferramentas e tendências para conseguir sair à frente dos concorrentes.  

 

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