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Quem é e como conversar com o público Z?

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Apesar de não haver uma data exata sobre quando inicia os anos que definem o nascimento do público Z (uns dizem que iniciou em 1990; outros em 1995 e ainda alguns autores afirmam que é a partir e de 1997) ela vai até o ano de 2010. Então, de uma coisa temos certeza: essa geração já nasceu após o surgimento da internet — e isso faz toda a diferença. 

Isso porque, essa geração já está familiarizada com todas as possibilidades da transformação digital e dos impactos que isso causa no dia a dia. 

Então, entender mais sobre ela é importante tanto para você fidelizar com mais facilidade os seus colaboradores quanto para atender melhor os seus clientes. Afinal, certamente você tem clientes e funcionários que fazem parte dessa geração. Venha conosco e entenda mais sobre o assunto!

Veja quais são as principais características o público Z

Como vimos, o público Z não viu o mundo sem a presença dos computadores, celulares, tablets e outros dispositivos tecnológicos que facilitam a nossa rotina. Mais do que isso, eles entendem cada um deles como ninguém. 

Eles estão muito à frente das outras gerações, pois fazem parte da transformação digital. Veja quais são as principais características deste público, para que você tenha alguns insights sobre como lidar com esse público na sua empresa. Vamos lá?

Gostam de ficar no conforto da sua casa

A geração Z gosta de se refugiar em casa para fazer o que mais gosta (seja ler um livro, passear com o pet, assistir uma série nova ou qualquer outra coisa). 

Para a psicóloga infanto-juvenil e de família e membro do Colégio Oficial de Psicólogos de Madri (COPM), Mercedes Bermejo, essa geração tem uma forte tendência ao isolamento social, justamente por gostar muito de ficar, em grande parte do tempo, isolada.

Expressam-se e se comunicam por emojis

Ao invés de enviar mensagens falando sobre os seus sentimentos ou explicando-os, de forma verbal, o que querem ou precisam, a geração Z costuma se expressar muito bem por meio de emojis. 

Eles adotaram esse código universal baseado tanto em memes quanto nas próprias “carinhas e desenhos divertidos” para se expressar em todos os sentidos. Desde quando estão felizes ou tristes quanto para expor a sua crítica, sempre com muito humor e leveza.

Têm uma compreensão tecnológica avançada

Para o público Z, não há problema que não possa ser solucionado com a tecnologia. Sempre que há um problema, eles conseguem apresentar soluções inteligentes com apenas alguns cliques. Afinal, eles têm uma relação muito íntima com o universo digital.

Entendem que uma graduação não é sinônimo de sucesso profissional

O público Z entende que uma graduação não garante um bom emprego (diferentemente do que algumas outras pensam/pensavam). Eles sabem que o mundo é extremamente competitivo, assim como há a incerteza e a insegura com relação ao futuro profissional. 

Antecipam diversos problemas

O público Z está sempre ligado no mundo globalizado, conhece as tendências mercadológicas e está sempre inovando com muita criatividade e dinamismo. Dessa forma, conseguem antecipar muitos problemas e parecem estar sempre à frente do seu tempo. 

Não precisam de rótulos

Eles são indefinidos, contestam os estereótipos e não se importam com definições de idade, classe ou gênero. Eles respeitam às diversidades e sabem que todos somos (ou deveríamos ser) iguais. Gostam de debater e dialogar sobre assuntos do seu interesse, são empáticos, ativistas e compassivos.

São influenciadores

Você já deve ter percebido o aumento dos influenciadores digitais, certo? Pois, bem. Essa é uma característica bem marcante da geração Z, que está sempre presente nas plataformas digitais, seguindo e apoiando o trabalho de pessoas que têm a voz parecida com a sua, com as mesmas ideologias etc. 

Da mesma maneira, influenciam na decisão de compra do seu meio, pois comunicam de forma direta e exercem um poder de persuasão grande. Os seus amigos e seguidores confiam plenamente no que lhes é informado.

Entenda como conversar com o público z

Agora que você aprendeu algumas das principais características da geração z, temos a certeza de que já identificou alguns desses comportamentos nos seus clientes e colaboradores, certo? Então, resta a dúvida: como conversar e fidelizar essa geração na sua empresa? Confira algumas dicas:

Crie uma loja virtual para atingir o público Z

A geração Z está sempre conectada. Dessa maneira, se você ainda não pensou em apostar em uma loja virtual para oferecer os seus produtos e serviços e, se for o caso, apostar no delivery, precisa começar a pensar nessa possibilidade para atingir essa geração. 

Se você criar um aplicativo inovador ou ações criativas e que diferenciam a sua marca da concorrência, melhor ainda. Procure usar a tecnologia sempre em favor do seu negócio.

Invista em uma forte presença digital

Se você quer atingir e fidelizar a geração Z, precisa estar presente no universo digital gerando conteúdo e materiais de valor e que façam sentido. E, por favor, não pense em criar postagens vendendo, diretamente, o seu produto e serviço, pois isso só afastará essa geração da sua marca. 

Aposte em materiais que façam sentido e que possibilitem resolver os principais problemas e dificuldades que eles encontram no seu dia a dia. Aqui, também vale ressaltar a importância de usar a linguagem adequada, com emojis, memes e conteúdos virais e divertidos.

Faça parcerias com influenciadores digitais

Pesquise quem são as vozes mais influentes do seu ramo de atuação e promova parcerias inteligentes. Afinal, eles podem se tornar um porta-voz da sua marca e contribuir, de uma forma muito positiva, para aumentar o alcance das suas publicações.

E aí, você gostou de aprender como conversar com o público Z? Você tem clientes dessa geração? Se sim, que tal uma ajudinha na hora de planejar o marketing da sua empresa? Entre em contato conosco e confira como podemos ajudar!

 

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