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Automação de marketing: qual a sua importância?

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As estratégias de automação de marketing digital são imprescindíveis para uma empresa se destacar no mercado e, claro, ganhar a atenção e preferência dos consumidores, afinal em um mercado cada vez mais concorrido, a comunicação com o seu cliente é primordial.

Por isso, é importante que você utilize todos os recursos disponíveis para atrair e fidelizar os seus clientes. Uma das ferramentas mais eficientes nesse contexto é a automação de marketing.

Já ouviu falar, mas não entende muito bem como esse recurso funciona? Vem com a gente, pois vamos explicar o porquê essa estratégia é tão importante para o seu negócio.

O que é automação de marketing?

Para que você possa entender como esse mecanismo funciona, é importante, primeiramente, compreender o que é automação de marketing.

Saiba que esse recurso é uma alternativa que utiliza a tecnologia para automatizar e processos, reduzindo as atividades manuais e aumentando a eficiência das ações.

Basicamente, ela é uma instrumento usado nas estratégias de marketing digital para nutrir leads e auxiliá-lo em todas as etapas até o momento da compra.

A partir da automação de marketing, as empresas conseguem desenvolver ações de maneira personalizada e escalável, permitindo uma interação automática com os clientes da sua marca em todas as fases do funil de vendas.

Vantagens da automação de marketing nas estratégias?

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e do que se trata esse tipo de automação, vamos saber entender o porquê essa estratégia é tão importante para aumentar as vendas, diminuir custos e melhorar o relacionamento com os seus clientes. Confira!

Nutrição de leads na automação de marketing

Um dos grandes benefícios de uma automação de marketing é nutrir os leads em todas as etapas dos funil, desde a fase de descoberta até o momento de compra.

Isso porque, em diferentes fases do estágio de compras, o lead pode ter uma dúvida que precisa ser sanada pela sua marca, o que permite uma condução mais assertiva para que ele tenha confiança em fazer negócios, seja comprar produtos ou serviços.

Aumento do ticket médios

Leads mais preparados são capazes de gerar tickets maiores. Isso porque, quanto mais o lead tem conhecimento sobre o tema, suas necessidades ou sobre o produto, mais chances de investir na melhor solução, que possivelmente, pode ter um custo maior.

A automação de marketing garante que seu cliente esteja mais maduro para a realização da compra ao oferecer conteúdos relevantes durante o funil e que o preparam para a venda.

Comunicação personalizada

Ao longo dos anos, o comportamento dos consumidores mudou e, hoje em dia, eles estão em busca de atendimento e produtos cada vez mais personalizados. E nesse aspecto, a automação em uma estratégia de marketing cumpre muito bem esse papel.

Isso porque, esse recurso possibilita a segmentação de grupos com diferentes interesses, permitindo que a comunicação seja ainda mais personalizada de acordo com as dores, interesses e necessidades da sua persona.

Com isso, sua marca garante um relacionamento mais próximo e com uma linguagem muito mais assertiva, falando exatamente aquilo que seu cliente quer “ouvir”.

Otimização das atividades

Com a automação de marketing sua equipe economiza tempo e otimiza as atividades, já que não precisará se dedicar a desenvolver um alto volume de e-mails, pois,tudo é feito de forma automatizada.

Ou seja, a sua equipe diminuirá o tempo em estabelecer um relacionamento manual, tendo apenas a necessidade de criar os caminhos de interação com os seus leads.

Leads mais preparados vindos da automação de marketing

Esse recurso também é capaz de preparar melhor seus leads para os vendedores. Isso porque, ao longo do funil, ele recebeu informações suficientes que sustentam a necessidade de efetivar a compra de um produto ou serviço.

Ou seja, no fundo do funil, o lead já chegará ao final da etapa entendendo melhor o assunto e as objeções diminuem, garantindo que a compra seja feita de forma muito mais facilitada.

Por estarem mais preparados, os leads têm muito mais disposição para comprar, o que diminui o ciclo de vendas.

Conclusão sobre como a automação de marketing te ajuda no dia a dia

Se você quer melhorar o relacionamento com o seu cliente, reduzir custos, ter uma equipe de vendas muito mais eficiente e aumentar a sua receita, a automação de marketing pode ser um importante aliado.

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